domingo, 13 de novembro de 2011

PAIS E FILHOS



Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe
O que aconteceu...
Ela se jogou da janela
Do quinto andar
Nada é fácil de entender...

Dorme agora
Uuummhum!
É só o vento
Lá fora...

Quero colo!
Vou fugir de casa!
Posso dormir aqui com vocês
Estou com medo, tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três...

Meu filho vai ter
Nome de santo
Uummhum!
Quero o nome mais bonito...

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar
Pra pensar
Na verdade não há...

Me diz, por que que o céu é azul
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim...
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua
Não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar...
Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais
Huhuhuhu!...ouh! ouh!...

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar
Pra pensar
Na verdade não há...

Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais
Não te entendem
Mas você não entende seus pais...
Você culpa seus pais por tudo
Isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?

O grande Renato Russo numa entrevista falou sobre essa letra, disse que na verdade era uma letra muito triste.
Nos primeiros versos temos o cenário de um suicídio. Uma jovem se jogou da janela do quinto andar e não é fácil entender o porquê, ninguém pode explicar.
Pra quem não sabe, o suicídio é crime, tipificado no artigo 122 do Código Penal. Não é possível punir o autor do suicídio por uma questão óbvia, mas o CP coloca como um dos mais graves delitos (crime contra a vida) o induzimento, a instigação e o auxílio ao suicídio. Induzir é inspirar, é levar a pessoa a ter essa idéia. Instigar é quando já existe a idéia e o outro incentiva e auxiliar é algo mais material, seria comprar o cartucho pro revólver, o veneno, etc. Porque estou falando nisso? Ora, porque diante desse crime “ninguém sabe o que aconteceu”. Sempre é assim, ninguém nunca sabe de nada sobre um crime, já reparou? Mas na própria letra descobrimos quem “induziu” a jovem ao cometimento do suicídio. A resposta está nas duas primeiras linhas: estátuas, cofres e paredes pintadas. Mais que simples cenário, esses são sujeitos do crime. Seu simbolismo é significativo. A estátua é uma peça de escultura, uma obra de arte belíssima, que merece ser admirada. Superficialmente é linda, mas se víssemos dentro da estátua veríamos que ela está longe, muito longe de ser bonita. Tal como a “parede pintada”, que mostra ser falsa, já que só é bonita porque é pintada. Há uma “máscara” disfarçando a sua verdadeira face. E o cofre é o pior dos objetos, porque a impressão é que ele guarda dentro de si algo muito valioso, mas não passa de objetos que só nos fazem esquecer o que verdadeiramente é importante. E sem isso, ele se torna vazio.
Temos já no início da música o tipo de relação que será a base de toda a canção: relações frias, superficiais, sem vida, fingidas, vazias. A relação entre pais e filhos. E essa relação é a base para todas as outras relações que também são frias, superficiais, sem vida, fingidas, vazias.
De tudo o que um ser humano é capaz de fazer, o suicídio é uma das coisas que mais me intriga. O desespero deve ser algo muito forte mesmo, a ponto de eliminar o instinto de sobrevivência da espécie. Mas o que leva uma pessoa ao desespero? Relações assim, como essa que foi descrita. Eu tive uma grande amiga que cometeu suicídio e eu sempre me pergunto onde eu errei como amiga que a levou a isso. Não me sinto culpada. Mas talvez pudesse ter feito algo mais. O suicídio sempre faz quem fica ter culpa. E assim, a música já inicia de forma dramática, tensa, mostrando o vazio das relações que serão ali descritas.
Na segunda estrofe tem um “dorme agora, é só o vento lá fora”. Pode haver duas interpretações. Primeiro, após o suicídio, um pai/mãe diz ao filho que aquilo não é nada, é normal, que as coisas são assim. Poderia ser um “volta pra cama, me deixa em paz, ela só se matou”. Claro, o autor escreve isso de forma irônica. O suicídio de um ser humano é um problema social sério, que precisa ser encarado frente a frente e não tapando o sol com a peneira. Mas eu prefiro uma outra interpretação, que seria o início da relação descrita nos primeiros versos. Toda criança já teve medo de alguma forma. Algumas tem medo do escuro, outras de monstro no armário, outras de ficar sozinha. E que criança nunca acordou os pais com medo?  E quantas não receberam um “dorme agora, é só o vento, não tem nenhum monstro”. Aí, os pais desvalorizam o sentimento da criança, que está com medo e precisa de proteção, mas que só recebe um “não é nada, me deixa em paz”. Os pais não entendem o medo que isso causa nos filhos. E então inicia a relação superficial que vai movê-la pelo resto da sua vida.
As relações superficiais continuam na terceira estrofe. São frases comuns de filhos pra pais “Quero colo” “Vou fugir de casa” etc, etc. Que filho nunca disse isso pro pai ou ao menos pensou em dizer? Há uma mescla aí entre frases infantis e frases de adolescente. Eu gosto da última “só vou voltar depois das três”. Mostra o fracasso da relação entre pais e filhos. Quem deveria determinar a hora do retorno é o pai, e não o filho. Isso mostra a perda do respeito do adolescente em relação aos pais. Aqui, a relação chegou num ponto limite.
Nos versos seguintes temos pais pensando o nome do filho. Eles “querem” o nome mais bonito. Eu não penso que aqui haja uma prova de amor, de pais que se preocupam com os filhos, muito pelo contrário. Shakespeare diz, na peça Romeu e Julieta, “o que chamamos rosa, com qualquer outro nome, exalaria o mesmo perfume.” Ou seja, nomes são superficiais, ao contrário do que possa parecer. Desde o início os pais só se preocupam com superficialidades na vida dos filhos, e não com o que é verdadeiramente importante. Desde antes da criança nascer é assim. E os filhos nunca tem opção de escolha nesse assunto.
O refrão vou comentar ao final.
Chegou um trecho interessante. Filhos e pais falando sobre a relação. “Me diz porque que o céu é azul? Me explica a grande fúria do mundo.” Dois dos maiores problemas filosóficos da humanidade. Primeiro, questões naturais. A pergunta foi “Por que o céu é azul?” mas poderia ser também“De onde vim?” “Pra onde vou?” Isso nos acompanha desde o início de nossas vidas. Com o tempo, essas questões passam por modificações. “Me explica a grande fúria do mundo”. Aí, é a dimensão política da filosofia. O ser humano busca respostas desde o início, mas não as encontra. Os filhos procuram essas respostas nos pais. Mas é claro que os pais não podem responder essas questões porque também não sabem. Mais uma frustração para os filhos, que não encontram apoio nem respostas.
“São meus filhos que tomam conta de mim” é um trecho engraçado. Esse “tomar conta” pode ser no sentido de “vivo pra meus filhos” ou “sou mais criança que meus filhos”. Ambos são exagerados. Não podemos viver por outros. Isso decepciona, porque as pessoas decepcionam, mesmo que sejam filhos. E um pai tem que ser pai, não pode ser mais criança que a sua criança.
Posteriormente alguém me disse que pode ser um pai já idoso e que depende de seus filhos para sobreviver. Existe a troca, ele deixa de ser o responsável para que seu filho seja responsável por ele.
Depois os filhos falam sobre suas relações. São filhos de pais separados,  crianças de rua, crianças que “se viram”, que não se adaptam a nada, crianças que vivem com os pais. Todos os filhos  tem em comum a superficialidade das relações.
A última estrofe é uma mensagem aos filhos. Me lembro uma discussão no primeiro ano do Ensino Médio com uma colega de turma sobre o fim dessa música. Ela defendia a posição do autor, que deveríamos ser mais compreensivos com os pais e tal. Eu não era nenhuma rebelde sem causa, mas era cheia de opiniões próprias (bem próprias) e respondi pra ela “ora, eu não tenho obrigação nenhuma de entender meus pais. Eles que deveriam me entender. Eu nunca tive 50 anos pra saber como é, mas eles já tiveram minha idade, já passaram pelo que estou passando. Adoro essa música, mas não concordo com o final.” Ela não me respondeu nada.
Eu já discordo hoje do que eu pensava. Acho que o autor é irônico ao falar que nós devemos entender nossos pais e explica o porquê com o final “são crianças como você, o que você vai ser quando você crescer”. Aqui mostra o vazio da relação. Os filhos devem aprender a perdoar os pais porque os pais erram tentando acertar, os pais herdaram as relações vazias dos pais e só sabem isso. É um apelo a que os jovens construam relações baseadas no respeito e dignidade do outro ser humano, que busquem um sentido real, verdadeiro para suas vidas, ao contrário dos pais. Os jovens são agentes de mudança, e se não perdoarem os pais, não entendê-los, vão terminar como eles. Mesmo sendo gotas d’água ou grãos de areia nossa força é imensa e temos de fazer a diferença.
Mas o grande ápice da música é “É preciso amar as pessoas...” e todo o resto dessa estrofe. “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.” Todos amam, apesar de parecer que o relacionamento é vazio. Se não ama, não há o que fazer. Mas todos que amam nem sempre conseguem demonstrar. Quer um exemplo simples? O filho convida o pai pra jogar uma partida de videogame, mas o pai se nega, dizendo ter muito trabalho. Não é intenção do pai, mas machuca o filho. Outro exemplo, não escutar a história do filho ou então dizer que é uma história boba. Nossa, como isso dói! Pode ser que seja a melhor das intenções, que o pai não queira ver o filho sendo o palhaço da turma, mas na hora do corte não há nada pior. E por mais que o filho entenda no futuro aquela dor vai durar pra sempre.
Se as pessoas amassem, se vivessem relações baseadas na reciprocidade de carinho e atenção não haveriam suicídios. Ninguém se desesperaria a tal ponto. As pessoas sempre encontrariam um equilíbrio pra tudo em suas vidas. Mas o fato é que deixamos pra amar depois. Pensamos “amanhã eu jogo videogame com meu filho” “amanhã levo meu filho ao cinema” “amanhã faço um café especial pra minha mãe”. Amanhã, depois... Tudo isso é sinônimo de nunca. O amanhã não existe pro amor. Se você deixou algo hoje, deixou pra sempre. Se você perdeu a chance de dizer pro seu amigo que o amava, essa chance não mais retornará. O amanhã não existe. Pode ser que aquela pessoa não mais esteja aqui, amanhã. E um gesto seu poderia ser suficiente pra mantê-la. Quem sabe se a jovem que se jogou do quinto andar tivesse recebido um abraço antes? Será que ela teria se matado?
É simples amar. Não que eu queira ensinar ninguém a fazer isso, longe de mim! Sou uma pobre viajante nesse mundo que também só está aprendendo, mas as vezes são pequenos gestos, como escutar uma pessoa, que mostram o amor pelo próximo. Se interessar por coisas que podem não parecer interessantes. Como o trabalho de uma pessoa. Mesmo que você nem saiba sobre o que ela está falando direito pergunte, se interesse, mostre preocupação. A pessoa vai se sentir amada. Mostrar interesse pelo outro é uma forma de amor muito sincera. Eu falo muito, mas também escuto muito. Há pessoas que me contam tudo, mas sempre que eu tento falar algo sou cortada. Acabo magoada e me afasto da pessoa. Talvez a maioria de nós seja assim e por isso não construímos muitas relações verdadeiras. Precisamos ser mais escutados com nossas dores, mesmo que pareçam bobas. Mas também temos que escutar os outros e mesmo quando não temos resposta oferecer um ombro amigo e nosso abraço silencioso.
Podemos amar também com gentilezas. Elevando a moral dos outros. Talvez seja isso que falte nas relações. Tratar seres humanos como seres humanos, e não objetos ao nosso bel prazer. Nós usamos pessoas. Quando nos interessam são amigas, quando não servem mais jogamos no lixo. Não respeitamos os sentimentos alheios. Muitas vezes nos falam coisas que não era o que queríamos saber e não damos respostas. Não é o ódio o contrário do amor, mas sim a indiferença. Toda vez que há silêncio quando não deveria haver é sinal que há algo errado nesse relacionamento. E quem comete suicídio deve ter passado por muitos momentos de silêncio.
Se amássemos como se não houvesse amanhã, como se hoje fosse a última chance de nossas vidas, iríamos garantir o amanhã, afinal, a maior força do mundo é o amor e é ele, em todas as suas formas, que faz a Terra girar.
Eu poderia ir longe aqui, longe mesmo. Mas acho que já transmiti um pouco o que sinto ao escutar essa canção. Espero que você também agora possa pensá-la de forma diferente, de forma mais profunda. E nunca se esqueça: não deixe de demonstrar pra quem você ama que você o ama. Não tem que dizer. Tem que mostrar. Pode ser a última chance. O amanhã nem sempre vem.  E isso é que é a coisa mais importante: aproveitar o momento pra mostrar que nós amamos.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olha meus parabéns viu?! Pq não sei como consegui lê esse texto [ENORMEE]rs.. na verdade sei, acontece que quando comecei não consegui parar rs Principalmente pq nunca tinha parado para pensar no real significado, o que ele quis dizer e agora vejo com mais clareza.. Amo Renato Russo.. quanto mais eu pesquiso sobre ele mais me surpreendo.. enfim, adorei o texto!!

    ResponderExcluir
  3. Vc ta de parabéns pela sua análise, nunca mais ouvirei essa música sem pensar na história q ela retrata.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu texto...essa música é linda!

    ResponderExcluir